quarta-feira, fevereiro 26

Banoffi e Cantina do Délio participam do Projeto “Gastronomia Responsável”


Princípios básicos para a conservação da natureza são severamente seguidos pelos estabelecimentos participantes do movimento


Para participar do projeto “Gastronomia Responsável”, o chef Felipe Mulato, da Banoffi e da Cantina do Délio, criou receitas que equilibram alimentação e natureza de forma sustentável. No cardápio da Banoffi, a novidade é a Pescadinha do litoral com Nhoques de Banana-da-terra e Beterrabas. Para a Cantina do Délio, as opções são Lasagnette di Pollo e Carote Organiche – este, massa orgânica e integral, frango caipira, cenoura e ricota. Diferentes, mas em total harmonia com a saúde e a natureza.



O “Gastronomia Responsável” é uma prática que teve início em Curitiba e já conta com 37 adeptos em todo o país. Idealizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em 2010, o movimento prima por hábitos alimentares que podem beneficiar diretamente a natureza, a saúde, a fidelização e o bem-estar do cliente, buscando equilíbrio entre alta gastronomia e o meio ambiente e incentivando, principalmente, a prática de conceitos responsáveis nos negócios.

Para participarem do projeto, os chefs criam os chamados “pratos responsáveis”. Para isso, princípios básicos para a conservação da natureza, como não utilizar espécies ameaçadas de extinção, usar alimentos orgânicos, utilizar integralmente os alimentos para evitar o desperdício e utilizar produtos de fornecedores locais, de forma a reduzir a emissão de CO2 na atmosfera e incentivar a economia da região, são severamente seguidos.

  O desafio para o público é contribuir com a biodiversidade, consumindo as receitas que fazem parte do projeto, em qualquer restaurante participante. Parte do valor desses pratos é revertida para as ações de conservação da natureza do grupo idealizador

Nenhum comentário: